DIVINOPOLIS

Prefeitura é parceira do Fashion Show 2010



09/03/2010
Cumprindo a agenda de compromissos assumidos com o setor confeccionista da cidade, a Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável - SEMDE, confirmou, na tarde desta segunda-feira (08/03), um convênio de cooperação com o Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis - Sinvesd. De acordo com o documento, a SEMDE irá repassar ao Sinvesd, ainda nesta semana, uma verba de R$ 6 mil, com o objetivo de auxiliar o sindicato na realização da 2ª edição do Fashion Show, evento que tem a finalidade de mostrar a moda criada em Divinópolis e cidades da região. O Fashion Show 2010 será realizado no dia 11 de março, na sede campestre do Estrela do Oeste Clube.

Participaram da assinatura do convênio o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Macy Luiz de Paula, e o presidente do SINVESD, Antônio de Araújo Rodrigues Filho. Segundo o secretário, esta ação demonstra o espírito de associativismo da SEMDE e o interesse em investir na confecção. “Somos grandes parceiros deste setor importantíssimo da nossa economia. Além da elaboração do planejamento estratégico, que está em andamento, a participação da Prefeitura como parceira em eventos como o Fashion Show é fundamental”, comentou. O presidente do Sinvesd agradeceu e reiterou a importância deste convênio. "É uma participação importante e contribuirá, de forma significativa, para a realização do nosso evento", enfatizou.

O Fashion Show tem como objetivo contemplar a vocação confeccionista da cidade através da realização de um evento diferenciado, que visa comunicar e aproximar empresas participantes de clientes e parceiros. Nesta segunda edição, na passarela, serão apresentados dez looks para cada uma das 14 marcas participantes, que apresentarão peças referentes à coleção Outono/Inverno 2010. A direção artística será de Sávio Fernatti, diretor e vocalista da Banda Lex Luthor, e o título do desfile deste ano é “Cyber”, remetendo a questões ligadas ao futuro.

Intenção é repetir o sucesso da primeira edição * 

A primeira edição do Fashion Show foi realizada em 2009. O espaço (Tenda Beer) foi todo ambientado com elementos de circo, seguindo a orientação do tema do evento - Circus. O desfile inovou na divulgação do mercado da moda através de uma apresentação temática inspirada no circo, aliada à música, além de promover uma ação solidária, com a contribuição a entidades beneficentes da cidade. O Fashion Show também valoriza profissionais da região nos seus diferentes segmentos. Para isso, investe na criatividade, no fortalecimento da cultura de responsabilidade social e na transparência da comunicação, além de promover produtos e serviços. O projeto insere Divinópolis entre as cidades do Circuito Brasil de Lançadores de Moda.

Estruturas especiais foram montadas no espaço: telões de Led, iluminação diferenciada, som, cortinas e máquinas de efeito especial fizeram parte do espetáculo, que contou com muitas surpresas durante a noite. Os desfiles foram a grande atração: 15 empresas apresentaram suas coleções Primavera- Verão 09/10, em duas passarelas. O caráter social do Fashion Show 2009 reforçou a responsabilidade das empresas participantes e dos patrocinadores junto à comunidade. Os convidados participaram da campanha através da doação de uma lata de leite em pó. A arrecadação foi destinada paras a creche Adap, do bairro Afonso Pena, que atende a 80 crianças, e também para a creche Alto São Vicente, que cuida de 70 crianças. A idéia deverá ser mantida para esta segunda edição.

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Sinvesd apresenta: “Fashion Show”


Moda em clima circense. Assim será o lançamento da estação Primavera-Verão apresentado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis

Faltam poucos dias para o evento que vai mexer com o conceito de lançamentos de coleção em Divinópolis – O Fashion Show. Trata-se de um novo conceito de evento de moda apresentado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis – Sinvesd, que pretende mostrar o talento das confecções locais através de um desfile temático.

O evento também terá um cunho solidário, através de uma campanha social com a contribuição direta a entidades beneficentes da cidade. Desta forma, cada convidado deverá levar ao evento uma lata de leite em pó que será encaminhada para creches que atendem crianças filhas de costureiras e vendedoras do setor confeccionista.

A Covolan Jeans Wear e a Ong “O Proação” são parceiras nesse evento que busca contemplar a vocação de Divinópolis para a criatividade e inovação.

A primeira edição do Fashion Show será realizada no dia 13, próxima quinta-feira, na Tenda Bier, local coberto com completa infra-estrutura para maior comodidade dos convidados.

As empresas participantes apresentarão suas coleções Primavera-Verão 09/10 em uma passarela que contará com o cenário e a apresentação da banda Lex Luthor. O espaço será todo ambientado com elementos de circo, seguindo a orientação do tema do evento – Circus.

Pirofagistas, acrobatas e performáticos farão parte do evento, em uma apresentação temática com performances inéditas, que garantirão um show visual jamais visto em desfiles de moda em Divinópolis.

O Sinvesd abraçou a proposta desse projeto que pretende inserir Divinópolis entre as cidades do Circuito Brasil de Lançadores Moda. Para isso, o Fashion Show investe na criatividade, no fortalecimento da cultura de responsabilidade social e na transparência da comunicação, além de promover produtos e serviços com ações encantadoras. 


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EMPRESÁRIOS FAZEM PELA IMAGEM DE DIVINÓPOLIS O QUE A PREFEITURA NÃO CONSEGUE: UMA NOTÍCIA POSITIVA

Felizmente hoje encontramos uma notícia positiva sobre Divinópolis. Ao longo de 2009 não foram poucas as vezes que Divinópolis foi manchete negativa na mídia nacional e estadual graças à incompetência do Governo Vladimir. Hoje, no entanto, Divinópolis é destaque na edição do Jornal Hoje em Dia. O feito é resultado do trabalho dos empresários do setor confeccionista que mereceram destaque no evento de moda Rio-à-Porter.

HOJE EM DIA: Marcas e polos de moda de Minas marcam presença no Rio-à-Porter

Presença marcante na passarela do Fashion Rio, Minas Gerais confirma sua importância na semana de moda fluminense, através da participação de marcas e polos de moda no Rio-à-Porter, bolsa de negócios e design integrado ao evento

RIO DE JANEIRO - A paisagem marcante, a culinária de dar água na boca, as tradições religiosas, as singulares manifestações artísticas e a forte veia criativa já fazem parte do patrimônio de Minas Gerais, assim como sua vocação para a moda e os negócios.

Presença marcante na passarela do Fashion Rio, o estado confirma sua importância na semana de moda fluminense, que se encerra nesta quarta-feira (13), no Píer Mauá, através da participação de marcas e polos de moda no Rio-à-Porter, bolsa de negócios e design integrado ao evento.

O grupo Divinominas, formado pelas marcas Cactus, Chianelli e Fruto do Mar, consolida mais uma participação de sucesso no evento e arrisca novos caminhos. As boas perspectivas de vendas e as parcerias junto ao Sebrae e ao Sinvesd já apontam para a participação do polo em outros eventos além do Rio-à-Porter e do Minas Trend Preview, que acontece em abril próximo. Para Glauca Figueiredo, representante do Sebrae, a participação do polo no evento se desdobra em excelente ferramenta para prospectar novos clientes, além de criar visibilidade para as marcas do Divinominas. “Os negócios, realmente, ganham projeção no pós-venda, quando o cliente analisa os produtos e catálogos”, acrescenta Glauca. O presidente do Sinvesd, Antônio de Araújo Rodrigues Filho, destaca que a participação das marcas funciona como uma espécie de laboratório, onde os empresários e estilistas podem atestar a aceitação de tecidos, cartela de cores e tendências.

A marca Chianelli, por exemplo, conhecida por lançar vestidos que mesclam casualidade e requinte, buscou inspiração nos anos 80 para a coleção Outono/Inverno 2010. Os vestidos são carregados de sensualidade com modelagens que destaca o corpo e a riqueza de detalhes como bordados, babados, pregas e recortes. Tons fortes abrem espaço para estampas em composições diferenciadas. Cada marca trabalha uma temática própria. Especializada no segmento beachwear, a grife Fruto do Mar propôs uma coleção que é um verdadeiro convite ao descanso em resorts. O tema “Bon Voyage” resgatou referências de diários de viagem em estampas exclusivas que trazem lembranças das tapeçarias e papéis de parede de hotéis da Provence. A novidade para a temporada são as peças amplas, com shape oversize, que compõem a linha pós-praia. O macacão ressurge como hit, principalmente por força da leveza e suavidade do linho e da cambraia de algodão. O tricô também marca presença na coleção, juntamente com o moletinho.

Participante desde 2005 da bolsa de negócios do Fashio Rio, a marca da empresária Maria Célia Lara, a Cactus faz jus à longeva trajetória da marca (são 23 anos de sucesso), recambiando conforto e versatilidade em suas criações. Destaque para o jeanswear (carro-chefe da Cactus) em modelagem hiperjusta para a skinny, leggings, sarouel e jeggings (alusão à mistura da legging em jeanswear). As lavagens privilegiam o denim mais leve, 100% algodão e com peso 5 onças. O mix de peças contempla nuances de romantismo, em laços e babados que relembram os anos dourados. Promessa de sucesso na coleção, as leggings em cirrê funcionam como um curinga no guarda-roupa das moderninhas.

O Rio-à-Porter reuniu 169 marcas de vários estados, nos armazéns 5 e 6, ocupando uma área total de 8.250 metros quadrados e foi organizado pelo Grupo Luminosidade (leia-se Paulo Borges) em parceria com a Francal Feiras, com know-how no segmento de negócios. (Lady Campos - Repórter - 13/01/2010 - 16:01)




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Divinópolis é destaque na revista VEJA

divinopolis 


Reportagem destaca caráter empreendedor do município
Divinópolis ganhou destaque na edição da revista Veja (1º de setembro/2010), ao ser listada como uma das “20 metrópoles brasileiras do futuro”, dentre as 233 cidades médias (entre 100 mil e 500 mil habitantes) estudadas.


A revista, a maior revista semanal de informação do país e a terceira maior do mundo, depois de Time e Newsweek, traçou em 47 páginas um perfil das vinte cidades médias brasileiras que fazem parte desta nova rota do desenvolvimento.


A vocação destas cidades aglutinadoras de oportunidades de negócios, e os resultados obtidos pela economia neste milênio, foram alguns dos quesitos levados em consideração na avaliação da reportagem de “Veja”. O especial da revista apontou o crescimento destas cidades como o “grande fenômeno nacional”, o que as tornam cada vez mais independentes e autônomas em relação às capitais e grandes cidades economicamente já estabelecidas. Focaram ainda, como condições de captação destes investimentos, além da vocação e fomento ao potencial industrial e comercial próprio, uma rede de atendimento, da qual depende o bom gerenciamento das próprias empresas que nestas cidades se instalam, como rede bancária eficiente, o comercio requintado, e serviços modernos.


Nesta edição, a revista destacou as características desenvolvimentistas de Divinópolis depois de crises como a dos setores de metalurgia (anos 1970), e da Rede Ferroviária Federal (anos 1980). Salientou a retomada do desenvolvimento econômico, com o incentivo ao empreendedorismo no setor confeccionista, e com o incremento do comércio, do ensino universitário, e do aperfeiçoamento da rede hospitalar. Educação e saúde foram citados como “motores da economia” local.
Fonte: prefeitura de Divinopolis

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Marcas apostam em estratégias de marketing

Cristiane Silva

Marca Drosófila aposta em marketing para atrair consumidores
Empresas trabalham com o diferencial para alcançar relevância e atrair consumidores 
Rodrigo Bessa
No auditório da Fiemg, na última quinta-feira, foi realizado palestra com a estilista Dayse Soares, da Drosófila, a marca feminina criada por ela em 1989, hoje conhecida no Brasil e no exterior. Após um debate com os empresários sobre os negócios de moda, foi produzido pelo colunista Giovani Lima um desfile com as principais tendências das marcas de Divinópolis que apostam em estratégias de marketing para atrair compradores.
A empresária Dayse Soares contou a história da sua empresa que iniciou por vocação. Na época, não existia faculdade de moda na capital mineira e sempre criou peças a partir da individualidade. Ao desenvolver suas coleções, busca influências no cinema, na música e nas artes plásticas, especialmente na Pop Art, estética artística dos anos 1960. A estratégia de marketing é o ponto diferencial da Drosófila, que, além de participar de desfiles no Fashion Rio, cria peças consideradas atemporais pelos clientes, não segue modismo e tendências das estações.
- Não faço estampas que está todo mundo fazendo. As minhas criações começam a partir da escolha de estampas que sobrevivam ao longo do tempo. As tendências de moda passam, tem que ter cuidado com o que fashion - explica Dayse.
Uma marca jovem, com apenas dois anos de mercado, tem chamado atenção através de outdoors espalhados por Divinópolis. A Choos, criada por Ariane Coelho Ornellas e Ludmila Costa, começou investindo em mídias como desfiles, campanhas na imprensa e produtos com customização e modelagens ousadas.
- O nosso inverno apresenta coletes, saias de cintura alta, macacões, jaquetas e vestidos. Uma coleção com muito volume, babados, rendas, transparências, tons pastel, brilhos e bordados. Na cartela de cores preto, branco, cinza, marinho, marron e os tons nude (cor de pele). O tema é inspirado nas fases da lua, em mudança, transformação, que retrata bem o crescimento da marca - afirma as sócias.
Coleção
No mercado, a meta das empresas é atrair novos consumidores. Para isso, os empresários utilizam ferramentas como nomes exóticos, logomarca, desfiles, peças publicitárias, desenvolvimento de coleção focado em público-alvo e muita criatividade.
A marca de vestidos de festa da empresária Márcia Simoni, confeccionadas em Divinópolis com showroom apenas em Belo Horizonte, investiu pesado no lançamento de coleção. No catálogo de inverno, a miss Minas Gerais Débora Lyra foi contratada com exclusividade para apresentar os vestidos de tafetá, seda pura e devorê de seda.
- Para maio, considerado o mês das noivas, vestidos longos para noite e curtos para dia. Cores como azul marinho, vermelho, chumbo e estampados são as apostam da marca Chianelli. E quando o assunto é modelagem, o tomara-que-caia ainda é o preferido das madrinhas - argumenta Márcia.
As empresas dos negócios da moda e do vestuário precisam trabalhar com o diferencial para alcançar relevância e atrair os consumidores. A marca precisa ser lembrada e desejada, deve conquistar os clientes através da inovação.
Referência de estilo e elegância, Coco Chanel atravessa o tempo e ainda dita moda. Design da marca Sassafrás, Juliana Brandão Dutra desenvolveu a coleção inspirada em uma das estilistas mais importantes da história.
- Peças clássicas, inspiradas na França e Chanel. Cores como preto, branco, dourado, listrados e silks monocromáticos. Modelagem como casaco, tailler, cintura marcada, saia tulipa, decote V. Tudo que valoriza o colo e a feminilidade, usei como formas para o inverno 2010 - conclui Juliana.
Desejo
A moda está diretamente ligada ao marketing, pois o seu ponto central é criar desejo, valor aos clientes. Um dos objetivos é manter os consumidores atuais e conquistar novos compradores através da satisfação. As estratégias de marketing têm a principal finalidade de vender e atender as necessidades do mercado. A comercialização implica na interatividade entre produtos, lojas, vitrines, serviços, preços e publicidades, de forma que uma venda gere outras, através da fixação do nome das marcas na mente de quem o comprou.



Senai Modatec visita empresas de Divinópolis apresentando Projeto Prumovest
ESCRITO POR SINVESD   
QUI, 30 DE SETEMBRO DE 2010 14:00
Duas empresas divinopolitanas receberam a equipe do Senai Modatec de Belo Horizonte. A capacitação de Modelagem Via Cad, foi apresentada à Dyfteria e à Mac Giant durante dois período. O Prumovest se trata de uma prestação de serviço, que consiste na orientação e informação às indústrias de confecção. A missão é além de divulgar novas técnicas de trabalho, mostrar ferramentas que vai resultar no crescimento da empresa e qualidade no produto. 

Segundo Ana Lúcia Reis do departamento comercial do Senai-MG, o objetivo do Modatec é contribuir para o fortalecimento da Indústria do Vestuário de Minas Gerais, atuando na educação profissional, na prestação de serviços especializados e na disseminação de informações tecnológicas, visando o desenvolvimento da Indústria da Moda. “A parceria entre Senai e Sebrae resultou no Prumo que visa levar às micro e pequenas empresas de confecção condições favoráveis ao desenvolvimento de produtos e processos”, explica Ana. 

Na visita, o professor de modelagem Via Cad, Wanderson Adrierri, explicou as vantagens de se trabalhar com a modelagem informatizada. Trata-se de um programa, onde se pode fazer a modelagem direta no computador, dispensando a etapa manual. “O setor de confecção só tem a ganhar. O ritmo de produção acelera e os produtos saltam no quesito qualidade”, declara Reis. 

A equipe apenas divulgou o projeto a estas empresas, a fim de formar turmas para a capacitação completa. O curso tem duração de cinco dias, para no mínimo duas indústrias. Os interessados podem entrar em contato com o Sinvesd para mais informações, no telefone (37) 3222-3854

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