OCIMAR VERSOLATO


Nasceu em São Bernardo do Campo, 1º de abril de 1961) é  estilista . Começou sua carreira em 1994, em Paris.
Primeiro estilista brasileiro a alcançar projeção internacional, tendo ficado conhecido por sua técnica impecável. Seu perfeccionismo e preocupação com os detalhes é associado ao trabalho de escultor ou arquiteto de vestidos luxuosos.
De descedência brasileira-italiana, mudou-se para Paris em 1987. Após anos de estudo e trabalho, abriu seu próprio ateliê e mostrou sua primeira coleção em março de 1994.
Recebeu vários prêmios como estilista, já fez figurinos para cinema e vestiu inúmeras atrizes e cantoras pelo mundo. Sua grife de alta costura na França foi chancelada pela CHAMBRE DE LA HAUTE COUTURE.
Já teve seu nome associado a uma fragrância e também a uma versão especial do automóvel C3 da Citröen. No ano de 2005 lançou seu primeiro livro, "Vestido em Chamas", leitura obrigatória para quem se interessa na história da moda nacional. No livro, conta também toda sua trajetória desde quando decidiu que queria ser estilista ainda com 13 anos e todas as dificuldades que enfrentou para tornar o sonho realidade.
A marca Ocimar Versolato foi construída ao longo do tempo em cima do talento e determinação do estilista, hoje associada no mundo todo com produtos de extrema elegância, sofisticação e bom gosto.











Ocimar Versolato, e toda a sua arrogância, está de volta.

Ocimar Versolato é um talento.
É indiscutível.
Um rapaz que, não por ser brasileiro, consegue desenhar para as grifes Versace, Hervé Larger e Lanvin por méritos próprios.
Nos anos 90, Versolato conseguiu ser um nome na alta costura e o seu ateliê, em Paris, era conceituadíssimo.
Mas Ocimar também nunca escondeu, além do talento, a sua extrema arrogância e desdém para com os outros, principalmente profissionais brasileiros.
Por isso se ferrou na França. Nem os franceses, arrogantes experientes, aguentaram Versolato.
Despachado ao Brasil nos anos 90, começou um negócio próprio com a grife Vesolato e foi à bancarrota novamente.
Recuperado, segundo ele, legal e emocionalmente, venceu o processo contra os seus últimos sócios.
Agora Ocimar apareceu de novo, pleno, em outro projeto: uma rede de lojas de perfumes e produtos de beleza com o seu nome.
Desenvolvido com a empresa de cosméticos DNA, do interior de São Paulo, as primeiras 6 lojas, franquias, começam a operar em março de 2009 em Bauru, Marília, Ribeirão Preto, Sorocaba, Itu e Piracicaba.
A linha possui 370 produtos, femininos e masculinos, criados com a participação direta do estilista.
Ao contrário dos tempos da alta costura, o alvo agora é a classe média.
Ocimar não é tonto e sabe que os tempos são outros.
Mas Ocimar, além de não ser tonto, é arrogante e isso não muda.
Sobre a moda desenvolvida pelos estilistas brasileiros, ele diz “Ela evoluiu nos últimos anos, mas os estilistas continuam copiando. Eles precisam deixar de ser caipiras, achando que o melhor vem de fora. As cópias e os blogs são as duas coisas mais bregas da moda brasileira.”
Menos, Ocimar, menos…
Você tem talento, não precisa disso.
Aliás, vai precisar de muita gente se não quiser se ferrar de novo.
Os tempos são outros, a Versolato ficou lá atrás e não existe mais.
Suas lojas não estão na Champs Elisées, mas no interior de São Paulo.
Boa sorte, Ocimar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário