sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Issey Miyaki lança coleção 1325 em forma de origami


Postado em Moda e Beleza em 26/10/2010 às 20h20 por Redação EcoD


Vestido dobrado e desdobrado / Foto: Divulgação


Decidido a unir a moda, a matemática e o meio ambiente, o estilista japonês Issey Miyake lançou a sua coleção 1325. ISSEY MIYAKI nesta primavera, que consiste em modelos feitos de tecido de garrafa PET reciclado em formas geométricas.

Miyaki foi inspirado pelo cientista de computação Jun Mitani, que cria estruturas tridimensionais no computador a partir de uma folha de papel. Utilizando as fórmulas matemáticas, o estilista cortou e costurou o tecido estrategicamente para que, ao dobrá-lo com precisão, tivesse a forma de origamis e, ao desdobrá-lo, revelasse saias, vestidos, camisas, calças e bolsas.

Para que houvesse uma maior flexibilidade no uso das peças, Miyaki colocou tubos invisíveis de pressão em lugares específicos para que o cliente possa mudar a forma com que a peça se apresenta. Dessa forma, é possível, por exemplo, unir um par de tubos e transformar uma calça em uma jaqueta com mangas.

O material utilizado na confecção das roupas é leve e flexível. A vantagem ecológica do processo fica por conta do maior aproveitamento do pano e, consequentemente, da redução dos resíduos têxteis. Miyaki aponta ainda que as "palavras-chaves para a coleção 1325. são: regeneração e nova criação"

Desvendando os números

Os números utilizados na coleção 1325 ISSAY MIYUKI explicam-se por si só: 1 única peça, de 3 dimensões, dobrada em 2 dimensões, com a esperança de que o conceito possa atingir a uma 5ª dimensão, que Miyaki descreve como o momento em que a peça é utilizada e vinculada com a vida “através da comunicação entre as pessoas”.

A coleção está sendo vendida em todas as botiques de Miyaki espalhadas pelo mundo e custam menos de U$300. “Eu espero que as pessoas mantenham essas roupas por um longo tempo e não as troque a cada dois meses. Isso, para mim, é a essência da sustentabilidade”, completa Miyaki.






Nenhum comentário:

Postar um comentário